quarta-feira, 22 de setembro de 2010

TECITURAS DA CIDADANIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA


Dentre os conteúdos trabalhados no 6º ano, uma grande preocupação é refletir sobre a forma de vida dos primeiros grupos humanos e civilizações. Essa reflexão vivencia um diálogo constante com a atualidade e nossa maneira de ver o mundo. Desta forma, o aluno consegue entender conceitos e se posicionar de maneira respeitosa a outras formas de viver, entendendo seu momento histórico.

Contribuindo com a proposta desta exposição, estudamos a civilização mesopotâmica, destacando o surgimento e modo de vida nas 1as cidades, visto que é nessa região que surgiram os 1os agrupamentos humanos em torno da agricultura.
Conhecemos e dialogamos com o Código de Hamurábi, o primeiro código de leis escritas que se tem notícia. Este código refletia em grande parte de suas leis o princípio da Lei de Talião – olho por olho, dente por dente.

Foi um ótimo momento para conversarmos sobre as leis que regem nosso país e os princípios ali presentes. Percebemos o quanto nossas leis estão alinhadas aos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Foi essencial ampliar esta discussão vislumbrando outras realidades mundiais onde, assim como no Brasil, esses direitos não estão sendo respeitados em sua plenitude. Para isto, uma pesquisa sobre os objetivos do milênio foi necessária.

Após reflexão e discussão em sala de aula, os alunos foram convidados a se perceber co-responsáveis pelo cumprimento desses objetivos, mesmo em um âmbito local e micro. Eles elaboraram em grupo algumas ações possíveis para três níveis de atuação na sociedade:

1- A adolescentes como eles

2- A adultos que não possuem um emprego público.

3- Aos governantes

Esta coletânea está a seguir, intitulada ações possíveis.

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