segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Introdução - Estudo do Meio - Santana do Parnaíba e Itu



Ir a Santana do Parnaíba significa a possibilidade de vivenciar muitos dos conteúdos trabalhados em sala de aula no 7º ano do ciclo III.
Dentro de Brasil colônia, tema central deste ano, abordamos aspectos como interesse comercial e econômico, exploração, metrópole, colônia, cultura e herança cultural, tombamento, bandeirismo, crença religiosa e poder. O aluno é convidado a se envolver no cotidiano de quem vivia no Brasil no período colonial, a fim de perceber as semelhanças e diferenças com os nossos dias. Consideramos relevante também, que o aluno reconheça as características básicas da arquitetura colonial brasileira, e nada melhor que vê-las in loco. Outra oportunidade preciosa é ter contato direto com a população, através de entrevistas previamente pensadas e colher dados sobre as festas populares e religiosas vividas pelos moradores da cidade, festas muitas vezes de origem colonial. Os alunos podem ouvir diretamente dos moradores o que significa na prática viver em uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico.
Observar e analisar a realidade do rio Tietê, outrora caminho para o interior do Brasil, usado como rota dos bandeirantes, também é um dos objetivos deste estudo.
Além dos conteúdos conceituais, temos a possibilidade de trabalhar conteúdos procedimentais e atitudinais que julgamos de suma importância para o desenvolvimento de um aluno criativo, pesquisador e responsável.
Finalizando todo este trabalho, os alunos elaboraram junto ao laboratório de informática da ECC, um vídeo com as imagens fotografadas por eles em Santana do Parnaíba e Itu. Usaram o programa Movie Maker que muitos não conheciam, resultando em mais um aprendizado. Este CD possui o resultado dos trabalhos dos grupos.
Parabéns aos alunos e muito obrigada às funcionárias do laboratório de informática: (Astride. Michelle e Mariana)


Cecília Valente de Gouvêa e Victor T. W. Rusozas
– professores de História dos 7os. Anos

Um comentário:

  1. Cecília, Victor e alunos dos 7os anos

    Parabéns pelos trabalhos!
    Ainda não entrei em todos, mas pelos que consegui ver, gostei muito.
    Esse estudo do meio realmente é muito rico não somente pelo conteúdo curricular abordado em História, mas pela vivência de elementos constituintes da nossa própria história de vida como brasileiros.
    Utilizar o blog para compartilhar o estudo e a experiência dessa atividade com a comunidade escolar é uma ótima estratégia que deve ser cada vez mais utilizada.
    Abraço a todos,

    Marcos

    ResponderExcluir